Galaxy S9 e iPhone 8: comparativo traz detalhes das especificações

Clássica disputa entre Apple eSamsung recomeça em 2018 com a chegada de mais um concorrente de peso, o Galaxy S9, lançado em fevereiro com sua versão maior, o Galaxy S9 Plus. Do outro lado, os grandes rivais são dois de últimos smartphones anunciados pela maçã,iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

Enquanto os celulares da Samsung se destacam pela tela com bordas mínimas,leitor de íris e câmeras “reimaginadas”, os telefones da Apple mantêm a tradição de fazer boas fotos, terem usabilidade fácil e velocidade na realização de tarefas. Nas linhas a seguir, é possível conferir em detalhes as diferenças entre Galaxy S9 e iPhone 8.

Lançamento do Samsung Galaxy S9: saiba câmeras, cores e toda a ficha técnica

Lançamento do Samsung Galaxy S9: saiba câmeras, cores e toda a ficha técnica

Tela

A comparação entre Galaxy S9 e iPhone 8 começa por uma das partes mais visíveis dos smartphones: a tela. No S9 são 5,8 polegadas Super AMOLED, e no S9 Plus, 6,2 polegadas. Ambos têm resolução QuadHD+ (2960 × 1440 pixels). Para os seus celulares, a Samsung apostou no formato 18:9, mais semelhante a telas de cinema e ideal para assistir a vídeos. Já os modelos da Apple mantêm o tradicional 16:9.

Para quem prefere telas menores, os modelos de iPhone 8 podem agradar. Enquanto o iPhone 8 tem 4,7 polegadas Retina HD (1334 x 750 pixels), a versão Plus traz 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels). Mesmo com resoluções menores, os displays da Apple costumam apresentar boa qualidade na exibição de imagens.

Levando em consideração o tamanho e a resolução das telas, o resultado é umadensidade de 570 pixels por polegada (ppi) no Galaxy S9, 529 ppi no Galaxy S9 Plus, 326 ppi no iPhone 8, e 401 ppi no iPhone 8 Plus.

Tela do Galaxy S9 tem resolução Quad HD+ e 5.8 polegadas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Tela do Galaxy S9 tem resolução Quad HD+ e 5.8 polegadas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Design

Outra diferença notada logo de cara é o design. Os smartphones da Samsung em questão têm um visual mais parecido com o iPhone X, com bordas mínimas e tela com as laterais curvas. A traseira em vidro segue o padrão dos modelos anteriores, como Galaxy S8 e Galaxy S7.

O leitor de impressão digital dos modelos de S9 agora fica abaixo da câmera, facilitando o uso e solucionando o problema visto no Galaxy S8, que tinha sensor ao lado da câmera, confundindo usuários na hora de desbloquear o celular. Além disso, o S9 e o S9 Plus podem ser desbloqueados pelo reconhecimento facial e pelo leitor de íris.

Leitor de digital do Galaxy S9 e do Galaxy S9 Plus está posicionado abaixo das câmeras (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Leitor de digital do Galaxy S9 e do Galaxy S9 Plus está posicionado abaixo das câmeras (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O iPhone 8, por sua vez, manteve o estilo de modelos anteriores, como o iPhone 7, com bordas mais grossas e botão Home que serve também como leitor de impressão digital. A novidade é o acabamento traseiro em vidro, que chegou para garantir o funcionamento do carregamento sem fio, especificação que também se faz presente nos modelos da Samsung. A tela dos smartphones da Apple não é curva e eles também trazem reconhecimento facial.

Quanto às dimensões, no iPhone são 138 mm de altura, 67 mm de largura, 7,3 mm de espessura e 148 g, enquanto no iPhone 8 Plus são 158 x 78 x 7,5 mm e 202 g. Nos modelos da Samsung são 147 x 68 x 8,5 mm e 163 g no Galaxy S9, e 158 x 73 x 8,5 mm e 189 g no Galaxy S9 Plus. O S9 chega nas cores preto, cinza e lilás, enquanto o iPhone está disponível em dourado, prateado e cinza.

Para proteger os celulares, a Apple incluiu a certificação de resistência à água e à poeira IP67, e a Samsung garantiu ainda mais com a certificação IP68. A diferença é, basicamente, que os modelos de S9 podem ficar submersos em água doce por até 30 minutos a até 1.5 m, enquanto os celulares da Apple aguentam até 1 m. Mesmo assim, nenhuma das duas fabricantes recomenda mergulhar os smartphones.

Câmera

Em comum, a Apple e a Samsung apostam na câmera dupla para as versões Plus de seus celulares. No Galaxy S9 Plus, o sensor duplo é composto por uma lente grande angular de 12 megapixels e abertura variável (f/1.5-2.4) e uma teleobjetiva de 12 megapixels e f/2.4.

Já no iPhone 8 Plus, os dois sensores também são de 12 megapixels, sendo um grande angular com abertura f/1.8 e outro com lente teleobjetiva f/2.8. Um diferencial da câmera do smartphone é o Modo Retrato, que desfoca o fundo das imagens. Além disso, há a Iluminação de Retrato, responsável por deixar o fundo das fotos preto, por exemplo. No Galaxy S9 Plus, também é possível obter oefeito bokeh por meio de filtros.

Modo retrato com iluminação no iPhone 8 Plus (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Modo retrato com iluminação no iPhone 8 Plus (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Um dos diferenciais da câmera do Galaxy S9 Plus é a abertura variável da lente. A tecnologia também está presente no Galaxy S9, que tem câmera de 12 megapixels com abertura variável de f/1.5 a f/2.4. A funcionalidade é similar à vista em câmeras profissionais. O objetivo é entregar imagens com a melhor condição de iluminação possível, sem deixar de lado a nitidez. Segundo a Samsung, os celulares fazem fotos até 30% mais claras que o Galaxy S8.

Outro recurso dos sensores da Samsung é a supercâmera lenta, que captura imagens com até 960 quadros por segundo (qps). Nos telefone da Apple, o Modo Slow Motion chega a até 240 qps.

No iPhone 8 de tela menor, o sensor de 12 megapixels tem abertura f/1.8. Já a câmera frontal dos dois modelos em questão contam com 7 megapixels e abertura f/2.2. Nos Galaxy S9 e S9 Plus, o sensor da frente é de 8 megapixels com f/1.7.

Armazenamento

No quesito armazenamento, tanto o S9 quanto o iPhone 8 apresentam boas opções. São 64 GB, 128 GB ou 256 GB nos smartphones da Samsung, e 64 GB ou 256 GB nos da Apple. A maior diferença é o suporte a cartão de memóriamicroSD de até 400 GB, presente apenas nos celulares da marca sul-coreana.

iPhone 8 e iPhone 8 Plus são vendidos em versões com 64 GB e 256 GB (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

iPhone 8 e iPhone 8 Plus são vendidos em versões com 64 GB e 256 GB (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Processador e memória RAM

Como smartphones top de linha, tanto os modelos da Apple quanto os da Samsung devem aguentar bem aplicações mais pesadas e multitarefa. No iPhone 8 e na versão Plus, o processador usado é o Apple A11 Bionic, um hexa-core que, segundo a marca, é até 70% mais veloz que o usado no iPhone 7. A memória RAM é de 2 GB no iPhone 8 e 3 GB no iPhone 8 Plus.

Os celulares Samsung compa rados aqui rodam um processador da Qualcomm, o Snapdragon 845. A boa notícia é que a Samsung anunciou que vai comercializar o modelo com processador da Qualcomm também no Brasil, país que vinha recebendo celulares com chipset Exynos, desenvolvido pela própria marca sul-coreana. O modelo ainda conta com um modem capaz de acessar redes mais rápidas, como o 4G Plus, chegando a 1,2 GB/s.

A memória RAM também tem diferença entre os modelos da Samsung, sendo de 4 GB no S9 e de 6 GB no S9 Plus. Os dois modelos são dual chip.

Quando o assunto é bateria, são 3.000 mAh no S9, 3.500 mAh no S9 Plus, 1.821 mAh no iPhone 8 e 2.675 no iPhone 8 Plus.

iPhone 8, 8 Plus e X: preço e especificações dos lançamentos da Apple

iPhone 8, 8 Plus e X: preço e especificações dos lançamentos da Apple

AR Emoji

O Galaxy S9 traz uma novidade chamada AR Emoji. Através da tecnologia de Realidade Aumentada (AR), o smartphone é capaz de capturar o rosto do usuário e transformar em uma imagem 3D, como um emoji personalizado. É possível criar vários deles, com diferentes poses, e usar em aplicativos como WhatsApp eFacebook Messenger. Não há tecnologia correspondente no iPhone 8 e 8 Plus, estando presente, apenas, no iPhone X, com os Animojis.

AR Emoji permite criar próprios emojis no Galaxy S9 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

AR Emoji permite criar próprios emojis no Galaxy S9 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Áudio estéreo

Outra característica muito bem-vinda tanto no Galaxy S9 quanto no iPhone 8 é o áudio estéreo. No iPhone 8, as duas saídas de áudio resultam em uma qualidade maior na hora de ouvir músicas, além de aumentar a sensação de imersão.

No Galaxy S9, a novidade é o áudio estéreo com tecnologia Dolby Atmos eBluetooth 5.0. Segundo a Samsung, o BT 5.0 permite que o celular fique ainda mais longe de fones ouvido sem fio. Se no BT 4.0 essa distância é de mais ou menos 15 metros, na versão 5.0 são até 40 metros.

Características do sistema operacional

Uma das principais diferenças entre os smartphones é o sistema operacional, especificação que faz muita gente decidir entre um celular e outro. O S9 traz o sistema do Google, o Android 8 (Oreo). A versão chegou com foco na otimização da bateria, além de características como a limitação de atividades de apps em segundo plano.

A produtividade também está em foco no Android Oreo, com a abertura de dois aplicativos na tela. Além disso, o Google Assistente chegou como recurso nativo do sistema. A assistente virtual é semelhante a Siri, da Apple, que atende a comando por voz.

O iPhone 8 traz o sistema proprietário da Apple, o iOS 11. Essa versão tem como destaque a Central de Controle repaginada. A Siri ficou mais inteligente, atendendo a comandos também por escrito. E nas câmeras, foram incluídos recursos como o loop invertido, parecido com o Boomerang do Instagram.

Nova Central de Controle chegou ao iOS 11 (Foto: Reprodução)

Nova Central de Controle chegou ao iOS 11 (Foto: Reprodução)

Preço e custo-benefício

O início das vendas do Galaxy S9 e S9 no Brasil ainda não foi revelado. O smartphone começa a ser vendido nos Estados Unidos e, até o momento, não há informações a respeito dos preços. No ano passado, quando o Galaxy S8 foi lançado, o celular saía por R$ 4.000, e o Galaxy S8 Plus por R$ 4.400, nas versões mais em conta.

O iPhone 8 é vendido no Brasil a partir de R$ 3.999, enquanto o iPhone 8 Plus pode ser encontrado por R$ 4.599, no mínimo. Eles começaram a ser vendidos em novembro de 2017, e já podem ser encontrados no comércio eletrônico.

Ficha técnica do Galaxy S9, S9 Plus, iPhone 8 e 8 Plus

Fonte: Tech Tudo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*