Educação em Salvador avança no 5º ano, mas não alcança meta no 9º ano

Educação em Salvador avança no 5º ano, mas não alcança meta no 9º anoFoto: Reprodução / Secom

A educação municipal de Salvador no 5º ano do ensino fundamental 1 apresentou avanço de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (3). Em 2017 o rendimento dos alunos desta série chegou a 5.3, superando a meta estabelecida para o ano que era 4.5. Em 2015 o Ideb das escolas da capital baiana nesta série foi de 4.7. O índice alcançado por Salvador nesta modalidade foi superior à meta estabelecida para a cidade em 2021 (5.1).

 

O secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral atribuiu o desempenho da educação municipal às políticas e ações adotadas pelo Executivo. “A atual gestão municipal enxerga a educação como prioridade. Educação é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos”, disse o secretário.

 

No último ano do ensino fundamental, a educação municipal da capital não alcançou a meta de 4.0. Os alunos do 9º ano obtiveram desempenho avaliado em 3.9. Ainda assim, houve avanço em comparação com o Ideb anterior, em 2015 Salvador obteve nota 3.4.  

 

O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino no país. Para chegar ao resultado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) verifica o desempenho da educação a partir da combinação entre a proficiência alcançada pelos estudantes e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas e anos da educação básica.  

Fonte: Bahia Notícias