Brigadistas de três Estados do Nordeste são convocados para ajudar no combate ao incêndio na Serra de Itabaiana

15 brigadistas dos Estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco chegaram à Sergipe nesta segunda-feira (25) para ajudar no combate ao fogo que atinge às Serras do Bauzinho e Serra Comprida, no município de Areia Branca, há mais de 60 horas.

O local compõe o Parque Nacional Serra de Itabaiana, no Agreste Sergipano. Os brigadistas foram convocados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) de Itabaiana.

O incêndio se iniciou na manhã de sábado (23) e além dos brigadistas e voluntários, a ação de combate ao fogo recebeu o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar de Sergipe. (Foto: Reprodução/Mais  Notícias)

Caso o fogo continue a se espalhar, mais profissionais podem ser convocados nas próximas horas. O fogo já devorou mais de 1.500 hectares e muito animais já encontrados mortos.

O incêndio já é considerado o maior dos últimos 10 anos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, no entanto, existe uma suspeita que ele tenha se iniciado em uma roça.

Área de Proteção
O Parque Nacional da Serra de Itabaiana possui uma área de 8.024,79 hectares de mata atlântica e a criação da área de proteção ocorreu em 15 de julho de 2005. No local, existem espécies ameaçadas e protegida como por exemplo, o Lagartinho-de-abaeté (Cnemidophorus abaetensis).

Gilson de Oliveira