Como estudar para o enem

O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova aplicada para estudantes de todo o Brasil e, mesmo estando a alguns meses da prova, já é hora de começar a estudar para o enem. Aqui vão 5 dicas de como estudar para o ENEM para você que está buscando a aprovação desde já:

Estudo
Claro, estudo é essencial. Não existe nenhuma técnica milagrosa que garante a aprovação com exceção desta.
O ENEM é uma prova extensa e pode ser um pouco específica também. Então, quanto antes você começar sua preparação, mais preparado irá para a prova.
Estudar para o ENEM exige um ano inteiro de estudo, talvez até mais. Estudar de verdade. lendo, fazendo resumos, grifando e por aí vai. Cada um sabe a melhor forma de fazer isso.
Cada um tem sua forma de estudar, o importante é não perder o foco dos estudos e entender a matéria.

Pratique!
Para ser bom em um esporte ou um hobbie você precisa praticar. Treino após treino. Para estudar para o ENEM não é diferente.
Treinar para o ENEM vai além de resolver exercícios esporádicos da apostila. treinar para o enem consiste em colocar em prática o máximo possível, ou seja, resolver o máximo de questões possível.
Se sua escola fornecer um caderno de exercícios, ótimo! Se não, busque por questões na internet e as utilize para complementar seus estudos.
E não para por aí! Um treino bem feito inclui simulações da realidade, do tão esperado momento. Para se preparar para o ENEM você também precisa fazer simulados.
Existem simulados online e provas antigas que você pode facilmente baixar e resolver. Uma dica: faça uma simulação completa. Desligue o celular, cronometre seu tempo e resolva a prova como se fosse essa que valesse. Com isso, você poderá ter uma noção do seu desempenho e ver seu progresso!

Organização!
A organização é um hábito muito útil para a vida, se ainda não tiver desenvolvido esse hábito, a hora é agora!
A organização para estudar para o enem é essencial. O conteúdo é muito extenso para deixar para última hora ou estudar picado. Com uma organização, um cronograma de estudos e principalmente foco, você conseguirá estudar todo o conteúdo.
Se organizar também é importante para incentivar os estudos, uma mesa limpa, um caderno organizado e etc. são muito mais convidativos para estudar para o enem do que uma completa bagunça.
Se acha a organização desnecessária, procure ler as dicas dos aprovados, essa é uma das que prevalece sempre.
Descanse
Não é só de estudos que se passa no ENEM. Para estudar para o enem vocẽ precisa lembrar que não é um robô e que não irá aprender sem o devido descanso. Seu cérebro precisa descansar para conseguir absorver o conteúdo.
Dormir bem, fazer atividades físicas, fazer intervalos entre os estudos e por aí vai. Tudo isso é muito importante para garantir que você aprenda o conteúdo e que esteja preparado para lidar com uma prova tão extensa e cansativa quanto o ENEM.
Saia com seus amigos, aproveite sua família, priorize sua saúde e sua felicidade. Nunca deixe seu descanso e lazer em último lugar!

Fique a par das atualidades
O ENEM cobra muito a área de atualidades, tanto do Brasil quanto no mundo, principalmente na redação. Não será a escola que irá ensinar as atualidades, pelo contrário, você quem tem que buscar saber o que acontece no mundo ao seu redor.
Ler jornais, revistas, assistir canais informativos na TV e por aí vai, até seu tempo no Facebook pode ser útil para estudar para o ENEM!
Lendo, também, você irá melhorar suas táticas de redação, ou seja, irá escrever melhor e ter mais um ponto positivo na prova.

DICA EXTRA: Estude! A aprovação no ENEM não vem sem esforço. Não é simples, mas é o seu futuro que está a acontecer, então se quer o melhor, busque o melhor nos seus estudos!

Da redação Cabeça Notícias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*